Aulas

Ottaviano Aula

Olá! Você gostaria de fazer aula comigo?

Olá! Você gostaria de fazer aula comigo?
 
Antes, vou contar um pouco da minha trajetória como professor de guitarra Blues!
 
A minha história como professor de guitarra começa em 1991, ano em que o guitarrista e professor Kiko Moura me convidou para substituí-lo durante um mês no Conservatório Souza Lima, local onde ele dava aula. Fiquei muito feliz com o convite, mas eu não me sentia totalmente seguro, afinal, era a minha primeira experiência como professor. 
 
Naquela época, eu já havia iniciado minha carreira no Blues, tocando na Companhia Paulista de Blues. Preparei, então, algumas lições – licks, solos e acordes –, tudo baseado no que havia aprendido ouvindo os discos dos meus ídolos: B.B.King, Freddie King, Eric Clapton, Elmore James, Mick Taylor e Duane Allman. Também escrevi algumas frases e solos que eu tocava na minha banda. 
 
Então, fui para o meu primeiro dia como professor – e nada como dar uma aula do estilo do qual você mais gosta e é apaixonado! Achei que estaria confiante, pois já estava estudando Blues há algum tempo. Mas não foi bem assim: na primeira aula fiquei apavorado, por dentro tremia mais que o vibrato do B.B. (risos)! Não foi fácil mas, depois de uma semana, tudo foi se ajustando e passei a gostar muito da experiência.
 
Quando o Kiko voltou da tour pelo Nordeste e retomou as aulas, me agradeceu por tê-lo substituído no Souza Lima e perguntou se eu tinha gostado. Respondi que sim, que tinha sido uma super experiência, mas não tinha certeza se os alunos haviam gostado… Ele respondeu: “Marcos, eles adoraram sua aula! Falaram que foi muito bom ter tido esse contato com o Blues”.
 
Fiquei muito, muito feliz ao ouvir isso do Kiko, um grande músico e guitarrista que sempre admirei, desde quando havia sido meu professor. Foi realmente alavancador. Por isso, imediatamente fiz o meu currículo e enviei para vários conservatórios e escolas de música. E ali percebi que minha carreira nos palcos, como músico de bandas, seria dividida com a de professor de guitarra Blues!
 
Ainda em 1991, no mesmo ano do meu primeiro contato como professor, comecei a trabalhar na escola de música Travessia, mas ali ainda não conseguia dar aula de especialização em Blues, como havia planejado – foi necessário ministrar antes vários estilos, atendendo aos gostos de cada aluno, o que não era fácil. Eles até que gostavam das aulas, mas eu não me sentia bem, sabia que não estava oferecendo uma aula de verdade e que não estava contribuindo para uma evolução sólida. Enfim, precisava dar aula do estilo que eu realmente sabia tocar. Foi aí que, em 1992, comecei a dar aulas particulares de guitarra Blues! 
 
No começo, montei uma apostila com solos e estilos dos meus ídolos do Blues, sempre mesclando com material próprio e trabalhando para apresentar um trabalho original, com a minha assinatura. Durante uma década, escrevi muitas lições para compor meu próprio material. Para conseguir chegar num formato de apostilas originais, com conteúdo didático e, ao mesmo tempo, musical, tive que usar mais a borracha do que o lápis, escrevendo muitos solos, licks e cadências. 
 
Depois de escrever um vasto material, com assuntos variados dentro do universo do Blues, era hora de separar e peneirar as lições que realmente elevassem o entendimento e o nível técnico dos alunos: tudo tinha que se encaixar, sempre agregando conhecimento de uma lição para a outra. Também queria que o curso fosse bastante prático, tendo os assuntos teóricos abordados dentro de cada lição. Analisar e entender tudo o que se faz é fundamental para que o aluno consiga tocar com propriedade e segurança seus próprios solos e improvisos. Muito da maneira como ensino vem da forma como aprendi – sempre desejei levar isso adiante.
 
Uma vez escolhidas as lições, chegou a vez de ordená-las – isso serve para que o aluno obtenha sucesso chegando ao ponto no momento certo, o famoso “passo a passo”. O professor deve conduzi-lo aos poucos para determinados assuntos, sempre preparando-o para a próxima etapa, o que também se aplica para alunos mais experientes, que podem ter técnica para tocar algo avançado, mas não têm o conhecimento da origem daquilo que estão tocando.
 
Por fim, com muito critério e cuidado, dividi o curso em quatro módulos, indo do Blues tradicional ao moderno – daí o nome “Guitarra Blues: do Tradicional ao Moderno”.
 
Durante todos esses anos dedicados ao ensino de guitarra Blues, muitos alunos passaram por aqui, e a satisfação em ver cada um deles evoluir durante o meu curso é sempre imensa!  
 
Espero que em breve você também faça parte dessa história!

Informações para aulas presenciais e online

O curso “Guitarra Blues: do Tradicional ao Moderno” é bastante prático e as aulas (semanais ou quinzenais) têm duração de 50 minutos. Os horários são: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; sábado, das 9h às 16h.

conteúdo:

  1. Forma Padrão do Twelve Bar Blues
  2. Acordes
  3. Escala Pentatônica
  4. Penta  Pentatônica com Blue Note
  5. Escala Pentatônica Menor 6
  6. Escala Menor  Melódica
  7. Escala Menor Harmõnica
  8. Arpejo Diminuto
  9. Modos
  1. Guitarra Base – Shuffle Blues 1
  2. Guitarra Base – Shuffle Blues 2
  3. Blues 12 Compassos – Acorde Melodia (E)
  4. Blues 12 Compassos – Acorde Melodia (A)
  5. Boogie 12 Compassos
  6. Slow Blues (E)
  7. Tradicional Shuffle (E) Guitarra Base
  8. Blues Britãnico Shuffle (G)
  9. Chicago Blues Base (E)
  10. Chicago Blues Base – Slow (B)
  11. Hooker Boogie
  12. Shuffle Blues Menor – 16 Compassos
  1. Shuffle Blues (A) Chorus 1
  2. Shuffle Blues (A) Chorus 2
  3. Turnarounds
  4. Blues 8 Compassos
  5. Slow Blues Britãnico
  6. Texas Shuffle
  1. Slow Blues (A)
  2. Funk Blues
  3. Tradicional Blues 8 Compassos
  4. Tradicional Solo Freddie King
  5. R&B
  6. Slow Blues Licks (Começando do V Grau)
  7. Shuffle Blues Moderno
  8. Rumba Blues (E)
  9. Gospel Blues
  10. Blues C13
  11. Shuffle G
  12. Shuffle Blues Double & Triples Stops
  13. Slow Blues (Intro do V Grau)
  14. Old Blues
  15. Licks – Shuffle (Intro do V Grau)
  16. Blues 16 Compassos
  17. Blues Jazz
  18. Swing Blues
  19. Old Boogie
  20. Boogie Bb Dim
  21. Shuffle Blues A13
  22. Rumba Blues (A)
  23. Shuffle Bb – Tema Arpejo
  24. Wes Blues
  25. Fragmentos & Walking Bass
  26. Shuffle & Walking Bass
  1. Slide Licks – Afinação Standard
  2. Slow Blues – Estilo Muddy Waters
  3. Blues 12 Compassos – Estilo Duane Allman
  4. Country Blues 8 Compasssos
  5. Blues 12 Compassos – Estilo Mick Taylor
  6. Slide Licks Open (E)
  7. Solo Slide Open (E)
  8. Slide Licks Open (G)
  9. Solo Open (G)
  1. Blues Sus
  2. Remenbering Beck
  3. M.O.T. Blues
  4. Shuffle For King
  5. Little Angel
Fechar Menu